Frase do dia: "Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância." – Galileu Galilei

ENEM: Estão todos cansados disso!


“Os alunos que tiveram o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) invertido terão até as 23h59 de hoje para fazer o pedido de correção especial, de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta. […] Durante a realização do Enem, entre os dias 6 e 7 de novembro, foram encontradas diversas falhas pelos estudantes que faziam o exame, usado por diversas universidades do País como nota para o vestibular. Além da troca de cabeçalho entre “ciências da natureza” e ciências humanas”, a prova apresentou problemas em algumas questões, que apareceram repetidas ou faltaram.”

Acho que já era hora de tomarem uma decisão logo. Após duas semanas de agonia para aqueles que ainda usam o ENEM para entrar na universidade, foi derrubada a liminar que permitia que todos os alunos que se sentiram prejudicados com os problemas das provas amarelas tivessem o direito de requisitar uma outra prova.

Em minha opinião, acredito que todos deveriam pelo menos refazer a prova do primeiro dia, já que foi nela que grande parte dos problemas foram encontrados. O argumento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), diz que não aplicará outra prova, pois isso daria outra chance para as pessoas que foram mal da primeira vez, mas isso está errado. Permitindo que apenas os alunos das provas amarelas refaçam, estão tirando a igualdade entre as provas, já que obviamente serão feitas provas diferentes, os conteúdos podem acabar sendo mais fáceis ou mais difíceis, fazendo assim com que esses alunos que terão outra chance para fazer a prova, saiam beneficiados ou prejudicados em relação aos outros candidatos. Também houve uma acusação de que o tema da redação havia vazado, e o Inep falou que iria investigar isso e retornaria com mais informações. Duas semanas se passaram e não foi divulgada ainda nenhuma nova informação se o tema havia mesmo vazado ou não, será que eles se esqueceram de avisar? Ou será que vazou mesmo e eles estão tentando acalmar os alunos através da ignorância dos mesmos? Será que essa é a base da educação no Brasil? A ignorância?

É a esse nível de ignorância que queremos chegar?

Eles ficaram tanto tempo discutindo se deveria ser aplicada nova prova ou não, se seria anulado o ENEM ou não, que nesse tempo perdido já poderiam ter aplicados uma nova prova para todos, dessa vez sem erros, e todos os problemas seriam resolvidos de forma rápida e simples.

Em todo o país houve protestos contra os problemas do ENEM, e de todas as maneiras possíveis o Inep tentou se esquivar das acusações, o problema não é que os alunos estão se revoltando contra isso, o maior problema é que eles estão certos.

Afinal não é apenas o futuro dos alunos que eles estão atrasando, é o futuro do país.

Esse é claro, é meu ponto de vista, gostaria que você leitor pensasse e exponha sua opinião aqui.

“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” – Immanuel Kant

Gostou? Entre em nossa comunidade no Orkut e siga-nos no Twitter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s