Frase do dia: "Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância." – Galileu Galilei

Ditadura educacional


Será que o sistema educacional está correto?

Basicamente o sistema educacional surgiu quando o conceito de behaviorismo estava em alta e sofreu muita influência vinda dessa parte. As teorias behavioristas serviram de inspiração para o psicólogo John B. Watson, que dizia que se escolhesse uma criança de forma aleatória poderia transformá-la no que quisesse desde um médico ou engenheiro a um mendigo ou ladrão. É basicamente o mesmo conceito pensado por John Locke que dizia que crianças eram como uma folha de papel em branco, e poderia escrever o que desejasse nelas. E parte do conceito behaviorista continua no sistema educacional até os dias de hoje, onde se acredita que os alunos são como macinhas de modelar ou robôs prontos para serem programados.

Mas a culpa disso não é apenas de nossos políticos ou governantes, mas sim do sistema capitalista em que vivemos, o qual não necessita que as pessoas pensem ou questionem, e além disso, criam uma hierarquia dentro das escolas que muitas vezes passa despercebidos por muitos, dessa forma fazendo com que aprendamos mais as matérias de exatas do que as de humanas ou biológicas, ou até mesmo adquiramos habilidades artísticas.

Os alunos perderam a identidade, todos são praticamente iguais e focados em um objetivo que é o vestibular, o qual é algo muito ruim, pois isso faz com que seja criada certa rivalidade entre os estudantes que a meu ver, se não existissem leis ou a ética que são duas coisas completamente questionáveis, uns sairiam matando aos outros, pois de certa forma esse instinto de competição já é da natureza humana. Acredito que este tipo de avaliação é errado, não é através de um questionário que se mede os conhecimentos de uma pessoa, e uma nota não indica nada. Se por uma acaso o vestibular fosse tirado dos objetivos dos estudantes ou simplesmente desaparecesse, veríamos um bando de animais correndo em círculos, perdidos na confusão de suas mentes, e procurariam outro objetivo pelo qual pudessem competir novamente.

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.” – Albert Einstein

Fonte: Wikipédia

Gostou? Entre em nossa comunidade no Orkut e siga-nos no Twitter.

Anúncios

Uma resposta

  1. Gostei do seu post, acessa o meu também, gosto de criticas. http://mundoinvertido.webs.com/

    1 de setembro de 2010 às 20:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s