Frase do dia: "Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância." – Galileu Galilei

Amizade


20 de julho, nesse dia comemoramos uma data especial, o dia internacional do amigo. Amigos, sim, aqueles que estão sempre ao nosso lado em todos momentos de nossas vidas.

Infelizmente, tudo que é bom vem consigo algo ruim. Mas afinal, o que há de ruim na amizade? Simplesmente a frustração, a traição, falsidade.

Quando criamos um círculo de amizade, criamos uma máscaras para nós, para tentarmos mostrar uma imagem queremos dar a esse novo amigo, sendo assim, nossos amigos acabam criando uma máscara para eles, o grande problema da amizade, é quando essa máscara cai, e descobrimos quem realmente é esse novo amigo, e acabamos saindo frustrados de uma amizade que poderia ser uma bela amizade sendo sinceros desde o começo. O mesmo fato ocorre quando existe a confusão entre amigos de sexo opostos, quando um dos lados acabam tendo segundas intenções que acabam com as amizades que até aí, pareciam ser verdadeiras.

São muito abundantes às referências à traição presente na amizade. As traições e os falsos amigos existem, obviamente. Não é isso que está em causa. Mas temos que reconhecer igualmente que há muitas razões que podem acabar ou diminuir uma amizade, sem que nisso haja propriamente traição. Mudamos. As nossas ideias, os nossos gostos, os nossos interesses mudam. E isso pode também levar a que hajam amizades que se percam. Por outro lado, há também a incompatibilidade entre os nossos espaços familiares e a amizade. Quando os primeiros crescem, a amizade, ou certas amizades, podem ser profundamente atingidas. É, no fim de contas, o que diz Aristóteles a propósito da amizade e da multiplicação da mesma:

Aquele que é amigo de toda a gente, não é amigo de ninguém.

É uma fatalidade. Não podemos multiplicar as nossas amizades. Nem podemos multiplicar os nossos amores. O tempo de que dispomos é escasso para alimentar muitas amizades e amores. O que dedicamos a uns, falta aos outros, inviabiliza-os.

É frequente na vida adulta: o número de amigos e as amizades cresce quando o amor à escala da família falha ou está em crise. Ou vice-versa. Ou seja: não são os nossas fraquezas ou o nosso lado mau e obscuro a liquidar as nossas amizades. É a vida, é a família.

“Se um amigo deixa de o ser é porque nunca o foi verdadeiramente” Provérbio chinês

Um caso atual de traição: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/7/goleiro_transfere_culpa_para_o_melhor_amigo_97038.html

Por outro lado, e sim, pelo melhor lado, o lado de não enxergar as coisas, o lado de coisas “boas”, a amizade é linda, e amigos precisamos cultivar, são essenciais para nossa vida.

Os amigos de verdade são aqueles que vêm compartilhar a nossa felicidade quando chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados. É preciso ser amigo muito mais do que ter amigos. A amizade implica sinceridade, autenticidade e a responsabilidade. A amizade é a simplicidade, integridade, espontaneidade e a fidelidade absoluta.

Bons amigos são difíceis de se achar, difíceis de se deixar e impossível de se esquecer. A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse. O vitorioso tem muitos amigos; o vencido, bons amigos. O melhor espelho é um velho amigo. Um amigo é uma pessoa com a qual se pode pensar em voz alta.

Há quem duvide, mas, pode existir amizade entre um homem e uma mulher, sim. Em alguns casos – é verdade – a carne é fraca e acaba rolando alguma coisa. Mas, tirando isso, sexos opostos podem dividir experiências e aproveitar as dicas um do outro para se dar bem em relacionamentos. Basta saber administrar. Quem não costuma gostar muito é a namorada, ou o namorado, que não suporta ver seu par colado em alguém do sexo oposto.

Nenhum inimigo é capaz de nos magoar ou frustar tampouco nos decepcionar, apenas os amigos são capazes de fazê-lo e o fazem muitas vezes, por isso são amigos porque nos desafiam a lhes tolerar as falhas, a lhes estimular melhorias, a lhes auxilias nas dificuldades e vice-versa nessa relação de mão dupla, nesse intercâmbio afetivo-mental. Porque a amizade é o elo mais poderoso do amor e dificilmente se rompe, e quando rompido tem forte tendência a ser religado, pois que a amizade sempre deixa a porta aberta para o perdão.

Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso. Charles Chaplin

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. Confúcio

Enfim, caro leitor, tenha um feliz dia da amizade!

Comentem! Obrigado

Fontes: www.terra.com.br, http://www.loveessaysbook.com/Amor-Amizade/Amizade-Traicao.htm

Gostou? Entre em nossa comunidade no Orkut e siga-nos no Twitter.

Anúncios

5 Respostas

  1. Muito bom
    nao tem nada mais valioso do que um amigo
    pode ser um velhor cliche, mas realmente nao tem dinheiro no mundo que pague uma verdadeira amizade!
    sou feliz pelos que tenho

    20 de julho de 2010 às 23:02

  2. viviane

    AS vezes as pessoas não entendem (ou fingem )por quÊ as outras tomam certas atitudes, ou falam certas coisa, mas no fundo, sabemos o por que de tudo que nos acontece, e isso nos ajuda a melhorar quem somos com quem gostamos de estar. E isso é fantástico..entom…………
    Obrigada amigo^^

    20 de julho de 2010 às 23:47

  3. Guilherme

    Um dos grandes problemas em se relacionar é saber dintinguir uma amizade de um jogo de interesses. Ninguém busca pessoas que tenham contato com você por algum tipo de interesse, mas é o tipo de pessoa que mais se encontra.
    Criam-se expectativas sobre uma suposta amizade, e o interesse acaba se camuflando. Porém, o interesse apenas aparece quando a amizade é imposta a certas situações que mostram se a afeição é sincera. Quantas vezes encontramos pessoas que dizem que estarão com você sempre, mas nos piores momentos simplesmente desaparecem. Amigo não é aquele que fica ao seu lado nos momentos de glória, é aquele que te ajude a levantar, a ficar mais resistente, que sofra junto com você se for preciso, te apoie quando ninguém mais apoia, que reconheça algum feito que os outros não conseguem ver que é importante para você.
    Amores, colegas, conhecidos são tudo passageiro. Mas laços de amizade é para a vida toda, não é algo simples de se encontrar, muito menos de se explicar. Pessoas que marcam sua vida de diferentes formas possiveis, te ensinam a confiar nos outros e em si mesmo, crescem com você…
    Concordo, amizade entre um homem e uma mulher, é realmente possivel, apesar do preconceito envolvido. A sociedade está muito mal acostumada com a valorização dos relacionamentos amorosos, e desvalorizar a sociabilização. Se muitos supostos amigos, se conhecessem melhor, poderiam ver que criar laços amorosos entre eles, a amizade poderia ser prejudicada até mesmo afastada. É bom saber distinguir caso amoroso com um amigo, por esse exato motivo é tão dificil se encontrar amigos de sexo oposto, amizade sem malicia alguma.

    21 de julho de 2010 às 20:59

    • vinwatanabe

      Cara… ótimo comentário, legal o jeito que você coloco a amizade entre sexos opostos no fim, e realmente concordo que as vezes a amizade acaba virando segundas intenções, mas é certo que isso vai depender muito de pessoa pra pessoa, pois existem pessoas que desde o inicio não queria laço de amizade algum, apenas dizia ser amigo, mas la no fundo tinham outras inteções. Mas existe mesmo amizade pura entre 2 pessoas de sexos opostos, basta mesmo saber ‘administrar’, afinal somos movidos por emoções.

      21 de julho de 2010 às 21:26

  4. leandro_tk

    concordo meu.
    eH muito dificil encontrar bons amigos nos dias de hoje !
    as vezes fico pensando se sou um bom amigo ~

    uma pergunta aos pensadores do blog
    um verdadeiro amigo seria aquele que conta a verdade mesmo sabendo que vai magoar o outro, ou omite a verdade e “oferece uma pseudo-felicidade” a ela[e] ?

    […]

    14 de agosto de 2010 às 10:34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s