Frase do dia: "Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância." – Galileu Galilei

Aproveite suas férias, mas durma pouco


Para aqueles que adoram dormir tarde, e acordar depois do meio-dia durante as férias pode ter um motivo científico para isso, o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções que aconteceu em Gramado – RS.



O que acontece enquanto dormimos?

O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, conseqüentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.

Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.

Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e a noite, quando tem mais energia.

O distúrbio do sono pode fazer mal à saúde?

O pesquisador Luciano Ribeiro Jr. da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: “Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.

O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior susceptibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestivo, além do comportamento sexual.

O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e principalmente um trabalho de reeducação.

Também existe o caso contrário do vespertino que é chamado de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais, mas está suscetível a ter problemas fisiológicos.

E você ainda vai continuar dormindo muito durante as férias? Tem sugestões de como aproveitar melhor as férias? Dê sugestões de como dormir melhor e ter mais saúde aproveitando suas férias ao máximo.

“Despertador é bom para a gente se virar para o outro lado e dormir de novo.” – Mário Quintana

Fonte: Wikipédia, Revista Galileu.

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3 Respostas

  1. Eu adoro dormir e é muito raro perder uma boa noite de sono pois é muito difícil recuperar depois, mesmo dormindo até tarde

    19 de julho de 2010 às 15:21

  2. Acertou na mosca watas, acordei às 3 da tarde hoje.

    19 de julho de 2010 às 15:23

  3. Taroco

    Ainda bem q só da pra durmir assim nas férias =]

    20 de julho de 2010 às 2:17

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